quarta-feira, 22 de maio de 2013

Morrer na praia





Desci do ônibus para ver o mar, agitados, nós. Míope e cansado, sentei-me em banco de cimento emplastrado de areia molhada. As ondas chegaram a mim apenas pelo estrondo, como se passos ritmados de um gigante líquido espalhassem acordes pesados nas pedras portuguesas.  Talvez os peixes pudessem saltar sobre as redes de vôlei, escapar a pranchas, turistas e ambulantes para finalmente secarem as escamas de gaze na minha bermuda cor de insônia, no exato momento em que eu sorvia todos os oceanos de um pequeno planeta verde. Terminado o saque, joguei o coco na caçamba e, incontinente, peguei um bloquinho de papel sem pauta para aprisionar um pensamento fértil mas volátil. A caneta caiu e rolou zombeteira no chão a caminho do ralo, deserdando a minha alma de notário de acontecimentos inapreensíveis em linhas e versos. A ideia não se quis presa, o texto morreu na areia. Mas o mar infame sempre guarda navalhas àqueles que não lhe fazem oferendas. Veio uma mulher (e dizer “veio uma mulher” é de uma pobreza imperdoável) pela calçada, veio vindo e eu vendo a sua vinda e ela vindo eu vendo ela vendo eu vindo ela veio do fundo da calçada eu vendo ela vindo e vendo eu no fundo rolando como a caneta também um corpo a caminho do ralo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário