sábado, 30 de junho de 2012

Prêmio OFF FLIP 2012




Amigos, saiu o resultado do Prêmio OFF FLIP 2012. Não ganhei o prêmio, mas fiquei entre os dez finalistas com o poema "Anjos". Ele será publicado na coletânea organizada pelo Selo OFF FLIP. Em comemoração, republico-o abaixo:

Anjos


                   “O último anjo derramou seu cálice no ar.” – Murilo Mendes


Não o da melancolia de Dürer,
olhos exilados de signos,
exausto de garimpar as sílabas
de um nome nunca revelado.

Não os prosaicos e suspensos
anjos de Chagall
descascando pecados
acima do chão da cozinha.

Muito menos o de Benjamin,
de costas para o futuro
num voo pesado e obscuro.

Sequer aquele caído nas sombras
de Drummond
em torta escrita de tropeços.

Nem a criatura terrível de Rilke
de asas lavadas em ira e arrogância,
escriba e vigia de nossa sangria.

Um anjo também me assombra
só para sangrar-me.
Anjo apóstata e herege,
corrói com suas asas de inseto
caminhos e projetos.
Examina com tédio e desânimo
os índices de pânico e de esperança
depois de devastar minhas reservas.
Intrigante e pérfido,
sussurra-me conselhos obscenos,
pragas,
impropérios.

Mostra-me o seio esquerdo
e me olha envenenado,
mensageiro sem mensagens,
desertor de Deus e do homem.

Em sua última passagem, mãos entrelaçadas
e seu corpo macio colado ao meu,
a dupla inscrição de pecados
nas placas e paredes da cidade.

10 comentários:

  1. FANTÁSTICO! Místico e mundano! Divino e profano! São "ANJOS" admiráveis e amantíssimos por mim, pecadora...
    PARABÉNS! Razões de sobra para lê-lo como aprendiz!
    [] Célia.

    ResponderExcluir
  2. Ilustre Poeta,
    Adorei seu maravilhoso poema e meus sinceros parabéns, emora não tenha ganho tão prestigioso prémio, ficou entre os dez primeiros o que já é muito prestigioso.
    Nos próximo concursos por certo o primeiro prémio será para si, já que é um Poeta de alto gabarito e isso muito me apraz.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas visitas constantes e por palavras que atravessaram tantas terras e tantos mares para adquirirem uma importância imensa.
      Um abraço

      Excluir
  3. pode comemorar mesmo, um belo poema... bjuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna Di Primo, o que vale é lançar os poemas ao mundo, todo o resto são consequências incontroláveis.

      Um abraço

      Excluir
  4. Admirável o talento primoroso do poeta! Maestria na capacidade literária, combinando sua fina erudição mesclada a uma rara proximidade com o leitor. Texto impecável que nos arrebata! Seus anjos nos perdoam por sermos pecadores inveterados! Sacro e profano em intimidade explícita! Parabéns e aplausos de pé!
    Nathalia Leão Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, assim você me estraga. Obrigado pelo carinho e pela generosidade. O anjo desse poema infelizmente se recusa a andar comigo pela cidade. A criatura me arruina e eu a amo, como isso é possível? Como disse o mestre, em palavras muito mais belas,o que pode um homem fazer a não ser amar entre ruínas e pânico?

      Um abraço

      Excluir
    2. Estrago não José Antônio! Você merece os aplausos em cena aberta! Quanto ao anjo, não desista dele! Às vezes os anjos são caprichosos, mas continue amando-o e mantenha a fé sempre! Os poetas perambulam pelos becos e ruínas sombrias, porém são sempre acompanhados da luz divina que os salva do abismo!
      Beijos!
      Nathalia

      Excluir
  5. Parabéns,poeta!!!

    Anjos... todos os grandes poetas tem o seu.

    Marcos de Oliveira

    ResponderExcluir